Menu

Festival Gastronômico 2015 de Monte Verde - MG

Festival Gastronômico de Monte Verde abre suas inscrições.

A sexta edição do Festival Gastronômico de Monte Verde, que acontece de 11 a 26 de abril, está com as inscrições abertas para os restaurantes participantes. Realizado pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) e Comissão Comunitária de Eventos, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camanducaia, através da Secretaria de Turismo, Subprefeitura de Monte Verde e do COMTUR, o evento, que tem apresentação da Melhoramentos buscar incentivar ainda mais a gastronomia local, fomentando a sua prática e apresentando uma série de atividades formativas, palestras e workshops, destinados aos turistas (sábados) e à comunidade (às quartas).

O Festival não é competitivo e cada restaurante participa criando e comercializando, durante o Festival, um prato que segue a temática do evento, que esse ano é “Sabores da Nossa Terra”. Coincidindo com a queda do pinhão, muitos pratos utilizam o fruto das araucárias, árvore símbolo de Monte Verde, em suas receitas. Outros preferem utilizar as trutas, peixes de água doce, típicos de regiões montanhosas. Na verdade, não há regras, apenas conceitos que norteiam a nova formatação do evento. As inscrições vão até 01 de março.

Na semana passada, os organizadores do Festival reuniram-se em São Paulo, na sede da Melhoramentos, para uma reunião com o CEO da empresa, o Sr. Breno Lerner, autor de diversos livros e um dos maiores colaboradores do evento, que propôs diversas atividades para a programação, como a inserção de um cine gastronomia, lançamentos editorias e ações fora do circuito central, como atividades explorando a zona rural do município, indo mais em busca ainda do conceito do Festival.

Conhecido como oásis de paz e natureza na Serra da Mantiqueira, Monte Verde possui hoje uma farta e diversificada rede de estabelecimentos alimentícios: de charmosos bistrôs a cantinas italianas, de botecos badalados a aconchegantes casas de chocolate, passando por casas tipicamente mineiras ou tipicamente alemãs, tornando-se referência em Gastronomia, um dos pontos mais apreciados pelos turistas que nos visitam.

Conceito do Festival:

Habitantes de um mesmo planeta, filhos mestiços de muitas nacionalidades somos um povo que soube tirar da Mãe Terra um sustento e transformá-lo em uma verdadeira arte. Somos herdeiros das Minas Gerais, dos quintais, das senzalas, das casas grandes e das cidades cortadas por serras e curvas temos em nossas cozinhas, a nossa maior riqueza cultural: uma culinária única e sem igual.

Em sua sexta edição, o Festival Gastronômico de Monte Verde tem como tema “Sabores de Nossa Terra” apontando para a nossa História para acertar na contemporaneidade de nossa cozinha. Cada vez mais de olho nos produtos locais e orgânicos, que geram menos gases tóxicos ao Planeta, valorizam a comunidade no entorno do município e agrega um imenso valor, a nossa gastronomia está de olho na sustentabilidade e no futuro de nossa casa, Terra.

O Festival representa a fartura, típica da cozinha mineira, com seus contrastes entre o caipira e o cosmopolita, o estrangeiro e o tipicamente brasileiro. De 11 a 26 de abril de 2015, teremos dezenas de restaurantes participantes, atividades formativas diversificadas e atividades culturais relacionadas ao nosso típico Pinhão, como a Sapecada. O Festival Gastronômico de Monte Verde – Sabores da Nossa Terra tem como principal objetivo a inserção de Monte Verde no roteiro gastronômico, dos estabelecimentos e a divulgação da importância do segmento para o destino de Monte Verde e uma oportunidade para atrair não apenas os consumidores habituais, mas principalmente novos clientes.

Vídeo institucional do Festival Gastronômico 2014